O uso da Propriedade Intelectual como instrumento de competitividade
- 21/07/2015
- Cristiano Prestes Braga
- Sem comentários
A Propriedade Intelectual é um importante instrumento de competitividade no mercado, desde que o titular saiba utilizá-la da melhor forma possível no seu segmento de atuação.
Não são poucos os casos de marcas e patentes inovadoras que deixam de gerar um retorno financeiro interessante pelo uso inadequado desse ativo intangível. Quando o empresário se depara com essas situações, é preciso estabelecer uma inteligência de mercado para que se estabeleça diretrizes competitivas claras, definindo, assim, as melhores práticas para o posicionamento correto dos ativos da empresa no mercado.
Um exemplo recente foi noticiado pela Reuters, em que a empresa chinesa Xiaomi – fabricante de smartphones – está fortalecendo suas patentes antes de entrar no mercado norte-americano, devido a problemas enfrentados na Índia que a obrigaram a suspender a venda dos seus aparelhos celulares. (Clique aqui para acessar a matéria)
O processo de proteção da Propriedade Intelectual, portanto, é o primeiro passo a ser dado. Protegido o ativo, deve-se investir no monitoramento dos riscos e oportunidades e estabelecer estratégias de uso adequadas ao mercado explorado, de modo a potencializar os ganhos com o uso do direito de exclusividade concedido pelo Estado, e continuar empregando esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.