O que todo Músico precisa Saber antes de Publicar na Internet
- 06/10/2016
- Cristiano Prestes Braga
- Sem comentários
Se você é músico, provavelmente já divulgou seu trabalho no Youtube, no Facebook ou em uma página pessoal na internet. Muita gente tem feito isso com excelentes resultados. O que pouca gente faz, porém, é se preocupar com um elemento crucial para uma carreira musical de sucesso: a questão da propriedade intelectual, especialmente o registro dos direitos autorais.
Não deixe de conferir ao final do artigo o checklist para uma carreira musical de sucesso. Teste seus conhecimentos! É gratuito e pode lhe ajudar a maximizar sua carreira.
A internet revolucionou o consumo da música
A partir do momento em que a Internet se popularizou, surgiram diversos negócios focados em facilitar a experiência de compra do consumidor. No segmento musical não foi diferente, e o setor logo se tornou digital.
Seja através de plataformas especializadas, seja através de uma página ou fanpage pessoal, o fato é que tem aumentado o número de artistas buscando na internet um espaço para divulgação do seu trabalho e para conquista de novos fãs. E o que vemos são muitos artistas alavancando suas carreiras a partir de vídeos e/ou fonogramas publicados on-line.
Mas e como ter domínio sobre seu trabalho na rede? Continue lendo, pois vou falar sobre isso agora.
O direito autoral de músicas na época da internet
Pouquíssimos artistas buscam uma assessoria para garantir e proteger os direitos sobre seus trabalhos. E isso pode ser muito perigoso, especialmente diante das possibilidades de plágio que a internet oferece.
Registrar o domínio sobre suas músicas pode ser crucial para fechar um bom contrato, e ganhar um bom dinheiro com a sua obra.
Isso vale não apenas para músicos profissionais, mas também para quem faz da música uma segunda atividade, ou até mesmo um hobby. Não é pequeno o número de agências de publicidade e propaganda, por exemplo, que vasculha a internet em busca de uma música que se encaixe na história a ser contada em uma campanha publicitária.
Você não quer perder esse dinheiro somente por ter deixado de registrar sua música, quer?
Clique no banner abaixo e faça, gratuitamente, o nosso checklist para descobrir o que você ainda precisa fazer para ter uma carreira musical protegida e lucrativa.