Como proteger o meu perfil profissional nas redes sociais?
- 02/11/2021
- Cristiano Prestes Braga
- Sem comentários
Todos nós concordamos que as redes sociais trouxeram um ótima oportunidade para vender produtos e serviços sem grandes investimentos.
Basta criar um conteúdo (texto ou vídeo) relevante de um assunto que você domine, que as pessoas que se interessam ou precisam daquela informação acabarão se conectando com o profissional (médico, dentista, esteticista, nutricionista, entre muitos outros) para se informar e até contratar os produtos ou serviços recomendados via redes sociais.
Assim como tudo na vida, as redes sociais trazem um lado perigoso para a imagem e a reputação do profissional. Dentre os problemas que mais chegam ao nosso conhecimento é a perda ou o bloqueio de perfil nas redes sociais por violação dos termos de uso da plataforma ou por denúncias de violação de marca, de direitos autorais ou de imagem, as quais geralmente são feitas por profissionais concorrentes, com uma conotação de “fiscalização” da ética e dos bons costumes de determinada atividade profissional.
Mas como se antecipar para evitar a perda do perfil profissional e todos os seguidores?
O primeiro passo que recomendamos é registrar o nome do profissional como marca, pois a legislação permite a adoção de uma série de medidas que podem salvar o seu perfil, ou abreviar a resolução de problemas.
Quer um exemplo?
Imagine que alguém tenha criado um perfil fake com o seu nome e esteja difundindo informações equivocadas ou desviando seus seguidores? Se você tiver a marca registrada, você conseguirá facilmente derrubar o perfil fake ou adotar outras medidas para minimizar o prejuízo financeiro e à sua imagem.
Se você gostou da dica e quer entender melhor como funciona a proteção jurídica dos influenciadores digitais, acompanhe os próximos posts aqui no blog.
Cristiano Prestes Braga – Advogado. Mestrando em
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
(IFRS). Pós-graduado em Direito Processual Civil (ABDPC).
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